quarta-feira, 26 de junho de 2013

Copa das confederações- Brasil x Uruguai (pós jogo)

Olá a todos, em minha primeira postagem farei uma avaliação do jogo entre Brasil e Uruguai, que acabou de acontecer no Mineirão, onde o Brasil conseguiu a vitória suada por 2 a 1.
O Brasil entrou com o mesmo time que ganhou da Itália por 4 a 2, com exceção de Hernanes, que foi substituido por Paulinho, que não jogou o último jogo devido a uma lesão no tornozelo.
 Os onze titulares escolhidos pelo técnico Luis Felipe Scolari foram: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
Eu, sinceramente, não gosto muito do estilo de jogo de Luiz Gustavo, e, apesar de deixar a zaga um pouco mais aberta, colocaria Hernanes no lugar de Luiz, deixando o time com Paulinho e Hernanes como volantes, tornando o time mais ofensivo.
Outro jogador que me agrada muito é Bernard, que deveria estar no lugar de Hulk, que vem fazendo boas partidas, mas não conseguindo demonstrar tudo do que é capaz. Não vou entrar no mérito de quais jogadores deveriam ter sido convocados , estou tomando como base os jogadores à disponibilidade de Felipão.
Já pelo lado do Uruguai, o técnico Óscar Tábarez, apostou no trio ofensivo formado por Cavani, Forlán e Suárez, três jogadores de alta qualidade que possuem capacidades de definir um jogo sozinhos. Os onze titulares escolhidos por Óscar foram: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arevalo Ríos, A. González e C. Rodríguez; Cavani, Forlán e Suárez.
O jogo começa, e, aos 13 minutos, David Luiz comete pênalti em Lugano, uma falta clara, até mesmo David admite que cometeu a penalidade: "Foi pênalti. Perdi meu marcador e, quando vi a bola, tentei bloquear. Aí puxei e foi pênalti mesmo". O atacante Diego Forlán vai para a cobrança...coloca a bola no canto esquerdo do goleiro, e... defende Júlio César! Todos correm para abraçá-lo e comemoram como se tivessem marcado um gol.
Após a defesa de Júlio o Brasil se acende um pouco mais no jogo, conseguindo criar algumas poucas oportunidades.
Um jogo morno, até os 40 minutos do primeiro tempo, quando, de repente, Paulinho consegue um ótimo lançamento para Neymar, que, pressionado, chuta em cima de Muslera, mas, o goleiro dá o rebote para Fred, que com a canela empurra a bola para dentro! Gol brasileiro! A torcida vai ao delírio!
No segundo tempo, o jogo começa com pressão uruguaia, e logo aos 2 minutos, após o erro da defesa brasileira, Cavani marca para o Uruguai! Três erros seguidos da defesa, sendo, o pior deles, cometido pelo zagueiro Thiago Silva, o capitão da equipe, que ao tentar o toque, "põe" Cavani cara-a-cara com Júlio, e o atacante não desperdiça a oportunidade.
Daí para frente o jogo segue truncado novamente, com poucas oportunidades para ambos os lados.
Aos 19 minutos do segundo tempo, Felipão faz sua primeira substituição, entrando Bernard no lugar de Hulk, o que já dá uma maior dinâmica no jogo do Brasil.
Aos 31 minutos, outra substituição no Brasil, sai Oscar, que não fez uma boa partida, e entra Hernanes.
Aos 39 minutos do segundo tempo, o zagueiro González sai de jogo, e na passagem diz algo nos ouvidos de Neymar que deixa o jogador extremamente irritado.Entra em seu lugar Gargano.
Alguns segundos depois, Cavani consegue mandar a bola para a linha de fundo e cede mais um escanteio ao Brasil.O atacante faz uma partida intensa, correndo por todo o campo, todo o tempo.
Nesse mesmo escanteio,aos 40 minutos, após o cruzamento de Neymar, Paulinho sobe pelas costas do zagueiro Cáceres, pula mais alto do que todos e manda de cabeça a bola para o fundo das redes! Outro gol brasileiro! Paulinho!
Desse momento em diante, apenas pressão uruguaia, e o Brasil faz de tudo para impedir o gol do rival, momento tenso do jogo.
Aos 46 minutos sai Neymar, que vinha irritado e corria riscos de levar cartão,e entra Dante, um reforço para a zaga brasileira.
E, finalmente, final de partida! Vitória brasileira!
Podemos destacar as atuações de Paulinho e Júlio César pelo lado brasileiro, sendo que o goleiro foi eleito o melhor jogador em campo.
Já do lado uruguaio, podemos destacar as atuações de Cavani e Lugano.
Por outro lado, podemos chamar atenção para dois jogadores que não tiveram uma boa atuação, Thiago Silva, o zagueiro brasileiro que foi um dos grandes responsáveis pelo gol Uruguaio, e Diego Forlán, o qual perdeu o pênalti logo no ínicio do jogo.
A maior dificuldade brasileira no jogo de hoje foi penetrar na defesa uruguaia, que estava mutio compacta, e isto tem que ser trabalhado para o jogo da final, além de precisar ser feito um trabalho com a equipe para ela conseguir se compactar melhor e parar com maior facilidade os ataques adversários, além de trabalhar a criação de jogadas, que faltou por parte do Brasil hoje.
Agora o Brasil espera a final contra o vencedor do jogo Espanha x Itália. Apostas?
O perdedor enfrentará o Uruguai na disputa pela terceira colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário